quarta-feira, 23 de maio de 2012

Receitas Mauá Gastronomico

Ainda sobre o Festival Gastronomico de Mauá, no sábado ocorreram algumas modificações na programação divulgada. Nas aulas da tarde os Chef Rodrigo Martins e o Chef alemão Heiko Grabolle deram sua contrubuição ao festival apresentando uma Polenta com Ragu de Truta e um Chucrute com Linguiça, cozinha dos imigrantes de acordo com o representante de Santa Catarina.


Já no domingo a aula show da chef Tereza Paim foi comamdada por seu filho, João, de apenas 10 anos. O pequeno fez um pudim com um caramelo aromatizado com tomilho e pimenta dedo de moça, e encantou a todos da plateia. Uma fofura... 


A Chef Flávia Quaresma contou que compra o Palmito Pupunha de um produtor de Jaú, interior de São Paulo, que conseguiu um terroir muito especial naquela região para este cultivo. A questão é que o palmito precisa de muita chuva e umidade para crescer e este produtor teve que fazer um sistema de irrigação para obter um bom produto. Em nossa região, com grande volume de chuvas, os produtores não precisam se preocupar com a irrigação. Temos excelentes produtores de Pupunha bem proximos, aqui mesmo em Joinville na região do Quiriri.
O preparo desta sopa a chef utilizou diversos elementos aromaticos (gengibre, limão, anis, canela, tomilho, pimenta, azeite de dendê) alem de camarão seco e amendoim que conferiram ao prato uma textura e sabores inexplicaveis. 
Deixando a conversa de lado, aí vai a prometida receita da Chef Flávia Quaresma, sopa de pupunha com coco, dende e camarões. Nada melhor para os dias frios que estão chegando...
Sopa de Pupunha com Coco, Dendê e Camarões

Sopa
Ingredientes
350g de Pupunha cortado em pedaços
40ml de Azeite
90g de Cebola
15g de Gengibre picadinho
07g Alho picado
07g Pimenta dedo de moça picadinha
750ml Caldo de Legumes
450ml Leite de Coco
150g Creme de Leite fresco
75ml Suco de Limão peneirado
1/2 unidade de Anis estrelado
1/2 unidade de Canela em pau
3 unidades de Galhos de tomilho
Sal à gosto
40g de Camarão Seco - farinha
80g de Amendoim levemente tostado - farinha
Azeite de dendê à gosto
Pimenta malagueta à gosto

Camarão
Ingredientes
36 unidades de Camarão médio
60ml de Azeite de oliva
Sal à gosto e pimenta do reino branca moída
Brotos de Rabanete
Flor de dendê

Modo de Preparo

Sopa
Numa panela aquecer o azeite e suar a cebola, o alho, o gengibre e a pimenta dedo de moça. Acrescentar a pupunha. Deixar cozinhar por aproximadamente 3 minutos mexendo constantemente. Adicionar suco de limão, o caldo de legumes, o creme de leite, o anis estrelado, a canela e os galhos de tomilho. Deixe cozinhar até que a pupunha esteja bem macia. Bater no liquidificador, temperar com o sal e pimenta branca. Acrescentar o camarão seco e o amendoim triturados. Bater bem. Finalizar colocando um pouco de dendê e pimenta malagueta. Reservar

Camarões
Aquecer uma frigideira antiaderente com azeite de oliva. Temperar os camarões com sal e pimenta e salteá-los no azeite. 

Finalização
Aquecer a sopa no fogo e os camarões no forno. Colocar a sopa no prato fundo e centralizar os camarões. Por algumas gostas de flor de dendê ao redor e decorar com os brotos de rabanete.


A Chef Tereza Corção, estudiosa e especialista em mandioca, trouxe uma Tapioca diferente, feita a partir da hidratação do polvilho em sumo de beterraba.
o resultado, alem de lindo e saboroso, é tambem nutritivo.
Tapioca de beterraba
Tapioca
Ingredientes
320g de Polvilho doce
500g de Beterraba
464g de Gergelim e linhaça
Recheio
30g de Ricota
30g de Proivre rose
30ml de Azeite de Oliva
30g de Mini folhas
Sal à gosto
Modo de preparo
Tapioca
Coloque para hidratar o polvilho. Peneire junto com o sumo da beterraba. Depois da goma pronta, peneira em cima de uma frigideira quente e já com o gergelim. Vire a tapioca como se fosse uma panqueca.
Recheio
Em um recipiente, misture o queijo de cabra, ricota, sal e o azeite. Depois de misturar, acrescente o poivre rose.
Finalização
Rechear a tapioca e acrescentar mini folhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário