quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cogumelos na Gastronomia

Você conhece os diferentes tipos de cogumelos que podem ser utilizados na gastronomia?


Champignon de Paris:
Ele é o tipo mais consumido no mundo e o mais conhecido no Brasil. Possui sabor relativamente neutro e textura firme, é o famoso ingrediente do estronofe.
















Shimeji:
Pequenos chapéus que crescem juntos, cultivados ao modo do shiitake, têm sabor suave. São muito utilizados na culinária chinesa e japonesa.
















Portobello:
Parece um champignon, só que maior e de coloração dourada, é carnudo e saboroso. É o tipo ideal para churrasquear.
















Shiitake:
É a segunda variedade mais produzida no mundo. Cultivado em troncos de árvores, tem coloração marrom por fora, esbranquiçada por dentro e textura cremosa.


















Porcino:
Um dos mais nobres. Pode atingir um quilo e medir mais de 20cm de chapéu. Difícil de ser cultivado, é consumido in natura na Europa, sua terra natal, principalmente Bordeaux. No Brasil é encontrado desidratado. Tem sabor amendoado e macio.


















Tartufo ou Trufa:
O mais nobre de todos os cogumelos.  Seu habitat são os troncos e raízes de árvores, principalmente o carvalho. Possui duas colorações: a branca, mais cara e rara, e a negra, menos intensa de aroma, mas igualmente rara. A região de Alba, na Itália, é seu mais famoso produtos. O preço deste cogumelo pode chegar a 2500 euros o quilo. Por ter um sabor muito intenso, é utilizado para aromatizar manteiga e azeite.




















Você gostaria de ver qual tema em nosso blog? Tem alguma pergunta sobre algum alimento?
Fique a vontade para tirar suas dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário