segunda-feira, 17 de setembro de 2012

5 farinhas saudáveis


A nossa alimentação diária está recheada de farinhas né? Mas será que utilizamos as melhores e mais saudáveis?
Confira:
FARINHA DE BERINJELA
Tem concentração significativa de fibra e por esta farinha ser proveniente de um alimento rico em vitaminas A, B1, B2, B5, C e  minerais como potássio, cálcio e magnésio, mantém tais micronutrientes. Tanto a berinjela como sua farinha tem ação no organismo em reduzir a hipercolesterolemia, ou seja, reduzir o colesterol, inclusive sua produção endógena (pelo próprio organismo).
FARINHA DE BANANA VERDE
Esta farinha é extremamente interessante, por possuir vitaminas e minerais e especialmente o amido resistente. Este presente somente na banana verde e não em sua versão madura, não é absorvido no intestino delgado, sendo fermentado no intestino grosso, considerado dessa forma um prebiótico (alimento para as boas bactérias presentes no intestino). O amido resistente, além de melhorar a função intestinal e a absorção de micronutrientes, ainda protege a mucosa contra o câncer colorretal. Além disso, a prevenção ou o controle do diabetes é facilitada com o uso da farinha de banana verde de maneira adequada.
FARINHA DE ARROZ INTEGRAL
A farinha de arroz, especialmente a integral, é de grande utilidade na culinária, quando se quer um alimento que tenha menor fermentação intestinal, pois ela é sem glúten, sendo indicada também para indivíduos celíacos (que possuem intolerância ao glúten), ou sensíveis ao glúten. Esta farinha possui boa concentração de fibras, vitaminas e minerais diversos, uma vez que não é refinada e pode ser utilizada em substituição a farinha de trigo e qualquer preparação.
FARINHA DE LINHAÇA
Possui poder antiaterogênico (contribui para a redução do LDL – colesterol ruim e no aumento do HDL – colesterol bom), por conter ômega 3 e 6, minimizando assim a probabilidade do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O consumo regular desta farinha ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer, atenua sintomas da menopausa, tem propriedades antioxidantes e melhora os níveis da glicose sanguínea. O ideal é consumir a farinha até 72 horas após ter sido triturada ou adquirir a farinha de linhaça estabilizada, que mantém seus benefícios até a validade constante na embalagem.
FARINHA DE QUINOA
Destaca-se importância desta farinha, como alimento funcional. Seu benefício está relacionado ao seu alto teor de proteína, assim sendo indicada no preparo de alimentos diversos, inclusive para praticantes de atividade física. Tem presença significativa de ferro e zinco, conferindo-lhe ação anti-inflamatória, cicatrizante, melhorando a imunidade e a memória. Esta farinha pode ser parte integrante na preparação de pães, bolos e biscoitos, melhorando o valor nutricional dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário