segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tradicional Caipirinha

Quem não sabe preparar uma boa e velha caipirinha? Com certeza em algum momento de sua vida você já se aventurou nesta missão. O segredo para ter uma boa bebida está na sua técnica de preparo. Aqui vão seis dicas que farão a diferença!
1 – No copo ou na coqueteleira
A técnica de preparo no copo é o método reconhecido pela Associação Brasileira de Bartenders (fundada em 1970). O drink permanece mais autêntico quanto ao seu sabor e apresentação. Quando batemos o limão na coqueteleira, por exemplo, este contato com o metal libera o amargo da fruta presente na sua casca.
2 – Ingredientes
São quatro ingredientes básicos: limão, açúcar, cachaça (ou vodka) e gelo. É importantíssimo que o limão esteja fresco, de preferência comprado no mesmo dia do preparo. A vodka não precisa ser premium, apenas de boa qualidade. Seguem algumas sugestões de marcas de bebidas:
Opções de vodka: Smirnoff, Orloff, Sky ou Absolut
Opções de cachaça: Seleta, Saliboa ou Espírito de Minas
3 – Teor alcoólico
Os primeiros drinks para os amigos são sempre preparados com um teor alcoólico mais baixo. Ao longo do evento, deixo cada bebida um pouco mais forte para o paladar ir se acostumando, até atingir o ideal. Claro que isso só funciona quando o amigo ou cliente irá repetir aquela mesma bebida.
4 – Tipos de frutas
Dependendo da fruta, mais doce ou mais azeda, podemos usar mais ou menos açúcar. Por exemplo, uvas, kiwi e lichia já são doces então necessitam de menos açúcar.
5 – Diferencial
Uma particularidade herdada do meu pai é acrescentar um “espirro” de cachaça na caipiroska. Adiciono logo antes da mexida final, pois ela dá uma adoçada diferente e traz um gosto particular – e bem brasileiro – ao drink.
6 – O mexedor
Ele pode ser daqueles palitos de madeira parecido com os de picolé ou então um canudo curto. Assim, ao tomar o drink, você está sempre misturando o açúcar com o limão e o gelo, evitando que sem drink fique desiquilibrado, com o açúcar depositado no fundo do copo e uma bebida azeda e aguada.
Depois deste manual, não tem como errar!
Beijos, Ju

CAIPIRINHA DE LIMÃO

INGREDIENTES

1 limão Tahiti fresco
1½ colher (sobremesa) de açúcar
Gelo em cubos
Ferramentas de preparo:
Copo old fashioned (baixo com forma cônica) ou cilindro baixo
Pilão (amassador de madeira ou plástico)
Colher bailarina (cabo longo de cabeça pequena)
Mexedor (de madeira ou canudo curto)

MODO DE PREPARO

1. Em uma tábua, corte o limão ao meio e retire o miolo branco (parte fibrosa) das duas metades, ficando com quatro partes. Jogue tudo no copo e acrescente o açúcar.
2. Com um pilão, pressione a fruta com o açúcar “de cima para baixo, sem torcer o pilão, para não masserar demais”. Você consegue sentir quando o suco fica completamente misturado ao açúcar. Esta é a etapa que faz a diferença na sua caipirinha, pois muitos restaurantes e bares não se preocupam com esta fase de preparo.
3. Acrescente os cubos de gelo (que podem ser quebrados ao meio, caso as pedras sejam muito grandes) até atingir a borda do copo.
4. Despeje a vodka ou a cachaça até cobrir o gelo (com o tempo, você saberá qual é a sua medida de teor alcoólico ideal). Pegue uma colher bailarina e mexa no próprio copo para que tudo se misture bem. Pronto, agora é só acrescentar o canudo curto ou mexedor e beber!
Dica: Não quer colocar açúcar? Ele pode ser substituído por 1½ saquinho de adoçante em pó.
Rendimento: 1 drink
Tempo de preparo: 15 minutos
Dificuldade: Fácil

Nenhum comentário:

Postar um comentário