quarta-feira, 12 de junho de 2013

Como comer com as mãos

Uma grande parcela da população mundial – que inclui Índia, Sudeste Asiático, Oriente Médio e boa parte do continente africano – não usa garfo e faca. Mas, levar a comida à boca com os dedos, em diferentes partes do mundo, implica gestos certeiros e rituais de etiqueta própria, como você confere abaixo.
CAPITÃO
Liga. Polvilhe a farinha de mandioca sobre o feijão cozido, sem medo. A farinha vai drenar um pouco o caldo e servir de base para a confecção do capitão.
Pasta. Amasse com os dedos, contra o fundo do prato, a mistura do feijão com a farinha até obter uma ‘argamassa’ consistente, úmida e uniforme.
Croquete. Com os cinco dedos, forme montinhos de feijão e farinha. Pode-se usar a palma da mão para dar uma arredondada no bolinho antes de comer.
SUSHI
Um no peixe, outro no arroz. Sushi se come com as mãos. O polegar deve tocar o peixe; e o dedo indicador ou o médio, o arroz.
De ladinho. Deite o sushi, antes de seguir ao próximo passo: levar ao shoyu, ou, à boca, se ele já estiver temperado.
Passe no shoyu. A parte que deve tocar o shoyu é o peixe, não o arroz, que se molhado, vai desmanchar o bolinho.
À boca. Com o peixe virado para baixo, de maneira que ele entre em contato com a língua primeiro, leve o sushi à boca.
CARANGUEJO
Por onde começar. É preciso decidir o método de ataque. Pode-se começar a comer o crustáceo pela cabeça, pelas garras (as puãs) ou patas. Aqui, vamos pelas patas.
Patinha por patinha. Com uma mão, segure o corpo do caranguejo. Com a outra, segure a pata e arranque-a do resto do corpo. Faça isso com todas elas.
Casca. Com um martelo, dê batidinhas nas junções da pata para quebrar a casca – ou, se preferir, o exoesqueleto.
Filé. Tire a casca e puxe a carne do caranguejo com a boca.
CUSCUZ
Brincadeira. Para comer um dos pratos mais apreciados no Magrebe (noroeste da África) é preciso brincar um pouco com a comida. Ponha um punhado de cuscuz na palma da mão e amasse levemente.
Bolinha. Forme um bolinho com o cuscuz, faça movimentos circulares com a mão e jogue-o para o alto (não muito alto e com cuidado, para evitar trapalhadas). Repita várias vezes, até que a massa fique compacta.
Tiro ao alvo. A bolinha deve ser atirada à boca sem que a mão encoste nos lábios. O cuscuz é comido direto da travessa comunitária, colocada no centro da mesa. Cada comensal deve comer a porção que está à sua frente.
BASMATI
Tridente. Para comer com as mãos à indiana, você usará apenas o polegar, o indicador e o dedo médio. O primeiro passo é separar o bocado.
Pressão. Com os três dedos, vá apertando a comida usando o prato como apoio até que consiga transformar o bocado em um bolinho.
Mais pressão. Quando conseguir segurar o bolinho, mantenha-o entre os dedos e continue pressionando a
comida, para que forme um bocado bem consistente.
Pá. Posicione a comida bem na ponta do indicador e do médio, e usando o dedão como pá, empurre a comida em direção à boca usando o lado da unha.
SEM GARFOS NEM GAFES
1. Use apenas a mão direita. A esquerda é considerada impura nas culturas indiana e árabe, por estar associada à higiene pessoal.
2. Use só três dedos: polegar, indicador e médio.
3. Use apenas as pontas dos dedos. É deselegante sujar toda a mão.
4. Não toque os lábios com os dedos. É errado.
5. Não toque a comida alheia com as mãos. Ao se servir de um prato comum use talheres ou pedaços de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário