quinta-feira, 6 de junho de 2013

Organização em dia

Os cinco primeiros pas­sos para colo­car ordem na casa:
 1. Iden­ti­fique o problema
Des­cubra quais ambi­entes mais prej­u­dicam a sua rotina. A des­or­dem é na coz­inha? No ban­heiro? Escritório? Analise, hon­es­ta­mente, quem é o respon­sável – ou quem são os respon­sáveis – por essa bagunça.
2. Tenha um objetivo
Imag­ine, sem pen­sar se é pos­sível ou não, como você gostaria que sua casa fosse. Sonhe com aquele armário arru­mado, com o quarto em ordem e como seria gos­toso chegar e encon­trar tudo no lugar.
3. Veja o que pode ser mudado
Des­cubra o que falta para aquele ambi­ente ser mais efi­ciente e praze­roso. Talvez você pre­cise reor­ga­ni­zar os móveis, uti­lizar acessórios, jogar coisas fora, criar um arquivo… Outra medida é con­ver­sar sobre o assunto com as pes­soas que divi­dem o mesmo espaço. Eles podem dar uma boa sugestão.
4. Por onde começar
Ape­nas comece! Você não pre­cisa (e nem deve) parar a sua vida para se orga­ni­zar. Não é necessário tirar alguns dias ou uma sem­ana para isso. Não fun­ciona. Sin­ce­ra­mente, quan­tas vezes você prom­e­teu atacar o armário no próx­imo domingo e não cumpriu?
 5. Comece com organização
Faça uma lista com tudo o que você pre­cisa orga­ni­zar. Prenda na porta da geladeira, no espelho do ban­heiro ou em algum lugar visível. Escolha um item para esta sem­ana e tire cinco min­u­tos para começar. Nós sem­pre achamos que ter­e­mos mais tempo depois e não faze­mos nunca.
Vaja algu­mas dicas sobre lavagem de roupas e sobre como orga­ni­zar o banheiro:
Roupas
Ao con­trário do que muitas pes­soas pen­sam, quando se deixa a roupa de molho de um dia para o outro, ela acaba ficando mais suja. O sabão pos­sui um agente que segura a suji­dade em cima da água para não voltar ao tecido, mas isso ocorre por um tempo deter­mi­nado. Assim, sendo ultra­pas­sado esse tempo, a sujeira só se espalha ainda mais. O tempo ade­quado é de 60 minutos.


Para lavar a roupa preta, ver­melha ou escura sem perder a cor, uma regra é jamais deixar as peças de molho. Quanto menos elas forem expostas ao sabão e ao sol, mais vão durar. O truque para não des­b­o­tar é acres­cen­tar um pouco de sal ou vina­gre durante a lavagem e o enxágue.
Ban­heiro
Taça de cham­panhe: ela serve para orga­ni­zar pincéis de maquiagem, lápis, delin­eadores e out­ros obje­tos neste for­mato mais longo.
Ban­deja: aquela ban­deja pequena, para servir bis­coit­in­hos, tam­bém foi parar no ban­heiro. Fica char­moso arru­mar os cremes sobre ela.


Pote de acrílico: coloque os algo­dões, para tirar a maquiagem ou aplicar cos­méti­cos, den­tro deste recip­i­ente. Fica fácil de usar e muito mais bonito do que deixar no saco plás­tico cheio de flocos.
Nas prateleiras do gabi­nete do ban­heiro, ces­tas de plás­tico, potes de sorvete ou potes plás­ti­cos orga­ni­zam e divi­dem os itens por cat­e­go­ria de uso. Você pode reunir em uma ces­tinha os pro­du­tos para cabelo, como xampu, condi­cionador, gel. Em outro, os cos­méti­cos des­ti­na­dos para o corpo como óleo de banho, hidratante, creme anti-celulite etc.
Dicas da:
Cristina Papaz­ian
http://organizeassim.blog.uol.com.br
cristina@cristinapapazian.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário