quinta-feira, 27 de junho de 2013

6 Atributos essenciais para ser um chef de cozinha

1 – Leve o seu trabalho muito a sério

Lembre-se, você é chef porque quer e porque gosta. Seja apaixonado, exija-se ao máximo, como no dito “Hoje melhor do que ontem. Amanhã melhor do que hoje”.

2 – Ordem e limpeza

Seja ordenado, metódico. Controle o que entra e o que sai de mercadoria, a produção da sua equipe, as datas de validade dos produtos, as etiquetas de produção, o estoque inteiro. Seja limpo, trabalhe com higiene. Não só se deve trabalhar limpo, como deve parecer que se trabalha limpo. Visualmente importa tanto quanto efetivamente. Um chef sujo não é um chef.

3 – Tenha liderança

Tenha em mente que para ser um líder você deve ter conhecimento e experiência, que apenas se ganham com o tempo, e respeito, que não se pede, se conquista.

4 – Seja obstinado e orgulhoso

Não se trata de arrogância e soberba. Trata-se de definir metas e ir atrás delas. Manter-se firme e tomar decisões. Mostrar o caminho correto para as coisas. Caso contrário, sua equipe irá lhe comer vivo…

5 – Nunca deixe de aprender

Um chef nunca saberá tudo. Ele pode, e deve, aprender sempre. As vezes de uma nonna italiana da Mooca, as vezes de um chef estrelado de Paris. Não importa de quem, nem quando, nem como. Um chef deve se abrir a novas perspectivas, técnicas, pessoas. Ir atrás desse aprendizado apenas enriquece a carreira de um chef.


6 – Buscar a perfeição pessoal

Se a perfeição total é impossível, busque a sua perfeição pessoal. Estabeleça metas, conheça seus pontos fracos. Vá atrás do que é melhor para você, as vezes o problema não está na cozinha, está na sua gestão de pessoas, de finanças, etc. Busque ser o seu melhor, e não esqueça que fazer as coisas bem não é fácil, mas fazê-las mal é ainda mais difícil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário