quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os ingredientes da Cerveja

Muitos bebedores e apaixonados por cerveja não sabem quais ingredientes são utilizados para produzir esta bebida tão popular. Por definição, cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais (maltados ou não), principalmente cevada e trigo.
Acredita-se que a cerveja tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas produzida pelo homem e hoje é a terceira mais popular do mundo depois da água e do chá.

Os ingredientes essenciais para a fabricação de cerveja são:
ÁGUA – Representa em volume mais de 90% da cerveja e deve ser filtrada, livre de impurezas, sabor ou cheiro. Muito se ouve falar que determinada cerveja é melhor que outra em razão da água de determinado local, mas essa afirmação já não é mais verdadeira há algum tempo. Com os recursos tecnológicos atuais é possível controlar as características da água, tal como o PH, pois cada tipo (estilo) requer uma água específica.
MALTE – A cevada e o trigo são os principais cereais utilizados na fabricação de cerveja. Após sua colheita a cevada é levada a uma maltaria onde se transformará em malte de cevada – rico em amido (açucares) e enzimas, essenciais para o processo de fermentação. O malte então passa por um processo de torrefação que pode ter diferentes níveis de intensidade, do mais claro ao mais escuro. O grau de torrefação é que vai determinar a coloração da cerveja. Nas Pilsen são utilizados maltes menos torrados (Malte Pilsen) e nas cervejas escuras estilo Bock e Stout são utilizados maltes torrados (Malte Chocolate).
LÚPULO – O lúpulo é uma planta trepadeira originária das zonas temperadas do norte Europeu, Ásia e Américas. Na produção de cerveja são utilizadas suas flores, que possuem um sabor amargo para equilibrar com o adocicado proveniente do malte. Existem também variedades de lúpulos aromáticos que são adicionados ao final da etapa de fervura, trazendo aromas florais, herbais, frutados e condimentados, dependendo do seu tipo.
LEVEDURA – A levedura (ou fermento) é um microrganismo que tem a capacidade de transformar o açúcar contido no malte em álcool, gás carbônico e componentes aromáticos característicos de cada estilo. Nas cervejas de trigo, por exemplo, as leveduras produzem aromas frutados e condimentados que lembram banana e cravo.
Em algumas cervejas, principalmente nas belgas, é comum ainda o uso de frutas e especiarias como framboesa, cereja, sementes de coentro e casca de laranja, entre outros.
Cada um destes ingredientes tem importância fundamental na produção de cerveja. O tempo e a forma como cada um deles é adicionado também modificam o resultado final, trazendo diferentes cores, aromas, texturas e sabores à sua cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário