terça-feira, 28 de maio de 2013

Dicas para fazer o Molho Bechamel

Molho bechamel ou molho branco, é uma receita curinga comumente utilizada para rechear lasanha, como base de suflês e molhos de queijo, para cobrir couve-flor gratinada, para preparar croque madame, para acompanhar massas como nessa receita, entre outros. 

A receita de molho bechamel é bastante simples, mas é bom sabermos algumas dicas e truques.

Ingredientes
1/2 litro de leite
40 gramas de manteiga (cerca de 3 colheres de sopa)
40 gramas de farinha de trigo (cerca de 1/3 de xícara)
opcionais para acrescentar aroma e sabor
cebola
louro
noz-moscada
pimenta-do-reino
molho bechamel dicas e truques molho branco
Modo de fazer
Se for usar os temperos, aqueça o leite com meia cebola, uma folha de louro, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Quando o leite ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Retire os temperos e reserve o leite.
Numa panela de fundo grosso – e preferencialmente que não seja de alumínio pois poderá acinzentar o molho – aqueça a manteiga e o trigo e mexa por 1 ou 2 minutos. Esse processo é feito para romper os grãos de amido, evitando assim que o molho tenha sabor de farinha de trigo crua.
Tire a panela do fogo, ou deixe-a em fogo bem baixo, e aos poucos acrescente o leite. Para evitar que o molho empelote nessa etapa – o que é bem comum – eu coloco o leite realmente em pequenas doses e mexo sem parar. No início parece que estou mexendo um purê e assim que fica homogêneo coloco um tiquinho mais de leite, repetindo o processo até ter um molho. Nesse momento, volte com a panela para o fogo e mexa até obter um molho liso e na consistência desejada.
Experimente o tempero e acerte o sal, considerando sempre outras eventuais combinações como, por exemplo, o acréscimo de queijo.
molho bechamel dicas e truques molho branco
Dicas
Se o creme empelotar, não se desespere, basta passá-lo por uma peneira, ou bater no liquidificador, e depois voltar com ele para a panela.
consistênca do molho branco deve variar de acordo com o uso que você dará a ele. Para preparos que ainda irão ao forno, como lasanha e couve-flor gratinada, ele poderá ter um pouco mais de leite para ficar menos encorpado já que o tempo de forno fará evaporar parte do líquido tornando-o mais grosso.
Há 3 maneiras para armazenar o molho bechamel evitando que uma crosta se forme por cima: cobrir com filme plástico ou papel manteiga bem rente à superfície do molho ou, com o bechamel ainda quente, passar um pedaço de manteiga pela superfície até formar uma capa.
As receitas costumam indicar o uso de leite quente ou morno mas eu já usei emtemperatura ambiente e deu tudo certo.

Texto retirado do site http://digamaria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário