Há mais de três séculos que a França tem na gastronomia uma grande representante de sua cultura. Ali foram criadas receitas e iguarias da culinária ocidental --do foie gras às trufas - e surgiram as linhas mestras da cozinha ocidental.
Podemos dividir a França em quatro grandes regiões culinárias: o noroeste, o nordeste, o sudeste e o sudoeste. Em cada uma delas há províncias que contem cidades, aldeias e povoados. Embora seja possível traçar paralelos entre as províncias de cada região, cada uma tem suas próprias especialidades culinárias que sofrem influências da historia, do solo e do clima.
A culinária da Provança - Alpes- Côte d´Azur e Córsega são diferentes do resto das províncias do sudeste. Os ingredientes básicos da região que sofre influenciam do mediterrâneo são alcachofras, erva-doce, berinjela, tomates, pimentões, alho, ervas aromáticas e azeitonas. OS damascos, as cerejas, as ameixas e os figos são consumidos frescos, mas também preparados em conserva. A região se apóia no mar mediterrâneo para parte do seu sustento. Entre as especialidades mais conhecidas da região são o Bouillabaisse, o Ratatouille e o Tapenade e Salada Niçoise. As principais cidades da região são Marselha e Nice.
Os pratos elaborados nessa última aula da cozinha mediterrânea foram: Pernil de Cordeiro à Provençale, Tian de Legumes, Cebolas Recheadas e Pargo à Moda de Nice.
Confira as fotos das preparações, foto da turma na última aula e a receita de hoje no link ao lado.
Professor Fernando, foi muito bom trabalhar contigo, receba o nosso muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário