quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Organizando a dispensa

Manter a despensa bem organizada nem sempre é uma tarefa fácil, seja para quem mora sozinho ou com a família. Mas manter sempre tudo em ordem e arrumadinho facilita e muito o dia a dia.
dicas-organizar-despensa-1
Seja em um cômodo exclusivo na sua casa, ou num armário da cozinha, as dicas que encontramos aqui vão te ajudar a guardar alimentos, temperos, produtos de higiene e limpeza e muito mais:
  1. Divida as prateleiras conforme a categoria. Por exemplo: Uma prateleira para massas e grãos, outra para sucos e demais bebidas, a terceira para alimentos enlatados e assim por diante.
  2. Guarde nas prateleiras mais altas os produtos pouco usados. Nas mais baixas, coloque aqueles mais pesados.
  3. Não se esqueça da data de validade, os que vencem logo devem ficar à frente, para que sejam consumidos antes.
  4. Para as embalagens já abertas, nossa dica é guardar os alimentos em embalagens de vidro ou plástico transparente e com tampa, evitando que estraguem. Você pode identificar o produto e a data de validade em uma etiqueta. Aqui também vale a regra anterior, de deixar esses produtos mais a frente.
  5. Os itens pequenos como caldos podem ser colocados em uma caixa ou pote plástico, assim é mais fácil encontrá-los.
  6. Para aqueles temperos ou condimentos já abertos, transfira eles para uma embalagem bem fechada, de preferência transparente. Identifique também o produto e a data de validade com uma etiqueta.
  7. Se possível, use sempre o mesmo tamanho e estilo de embalagem. Potes de maionese vazios são uma excelente opção, ou então potes de vidro que podem ser adquiridos para este fim.
dicas-organizar-despensa-2
Para os produtos de limpeza, nossa sugestão é não deixá-los juntos dos alimentos, pois muitos são tóxicos e podem acabar contaminando a comida. A lavanderia é um bom local para armazená-los, sempre fora do alcance das crianças. Algumas outras dicas:
  1. Agrupe esponjas e outros pequenos itens em uma pote plástico.
  2. Vale a mesma regra dos alimentos: Produtos abertos sempre à frente, para serem utilizados primeiro.
  3. Agrupe os produtos similares, sabão em uma prateleira, alvejantes e detergentes em outra, e assim por diante.
  4. Posicione os produtos menores e aqueles com data de vencimento próximo bem à frente, para facilitar a visualização.
dicas-organizar-despensa-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário