quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que fazer: O molho ficou ralo

Sabemos que alguns dos leitores não são cozinheiros profissionais, e gostam mesmo é das dicas e receitas.
Então aqui vai mais uma dica, para todos:

O que fazer quando o molho fica ralo:


Muitas vezes estamos fazendo um molho, e quase no final da receita, percebemos que o gosto está bom, mas ele ficou muito ralo.
A primeira opção é deixar mais um pouco no fogo. A água vai evaporando o molho fica mais grossinho. Isso pode ser ruim se ele já está com o tempero ajustado — como sal e pimenta, por exemplo — porque se reduzir mais corre o risco de ficar muito temperado. Outra desvantagem é que você vai acabar com menos quantidade de molho e, às vezes, isso não é desejado.
Outra opção é usar uma combinação de manteiga e farinha, em partes iguais, (em francês, roux) para engrossar o molho. É fácil: basta misturar com a mão mesmo, como se fosse uma massinha e ir colocando bolinhas pequeninas no molho quente na panela. Depois, espera a farinha cozinhar e o molho ir engrossando.
Estas bolinhas podem empelotar. Por isso, sugiro bater com um fouet (batedor de ovos) à medida que for adicionando as bolinhas e, para garantir, coar o molho pronto numa peneira, sem amassar as bolinhas que ficarem “coadas”, para não ficar com gosto de farinha crua. Ah, a dica serve para quase todos os molhos salgados. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário