segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Você precisa ter - formas

Quem gosta de cozinhar já deve ter percebido que os acessórios e utensílios de cozinha são itens fundamentais. No entanto, vemos um sem fim de opções de utensílios e, por outro lado, a realidade cada vez mais comum de casas pequenas e cozinhas idem. Diante da falta de espaço, o mais esperto é otimizar e saber aproveitar o máximo do mínimo. Formas e assadeiras são itens que costumam ocupar bastante espaço, por isso recomendamos uma lista dos itens básicos que você precisa ter para fazer quase tudo na cozinha, os motivos pelos quais você precisa tê-los e dicas de uso. Também indicamos uns "supérfluos necessários", vai que sobra um espacinho?


É só olhar os assuntos do blog que muitos já devem ter percebido que adoro utensílios de cozinha, principalmente os baratinhos e engenhosos. Mas certamente minha paixão-mor é pelas formas e assadeiras. Não tenho mais espaço para guardar e, além dos básicos, tenho muitos supérfluos. Isso não quer dizer que gostaria de ter muitos outros mais. Coisa de quem adora fazer bolos, bolinhos, biscoitos e coisas assadas no geral. A seguir, indico quais são as formas que considero básicas para qualquer um se virar bem na cozinha e ainda falo de algumas opções que não são extremamente necessárias, mas também são interessantes de se ter.

Formas e mais formas, os básicos

Essa é a lista dos "temqueter". Com eles você faz a maioria das receitas ou dá uma bela improvisada. Esses são para jogar nas 11.

Forma de bolo com furo

Essa forma é a velha conhecida redonda, com um cone central, que serve para fazer os bolos do dia a dia. Há de vários tamanhos, mas considero as de 25 ou 26 cm de diâmetro as de tamanho padrão. Prefira formas de bolo sem antiaderente, porque é mais fácil na hora de untar e enfarinhar.



Forma de bolo inglês

A forma de bolo inglês é retangular, alta e comprida. Além de ser a forma clássica do bolo inglês - um bolo mais pesado, com frutas secas -, é ótima para fazer bolos pequenos e pães no formato de "pão de forma". Também serve para terrines, montagem de tortas salgadas e outros enformados. Essa forma pretinha é velha conhecida aqui no blog, a maioria dos bolos saíram dela. Apesar de ser antiaderente, essa forma não é perfeitamente lisa por dentro, tem uma leve textura, então para untar e enfarinhar não há problema nenhum, "gruda" bem. O tamanho padrão das formas encontradas em lojas de departamento é de 24 X 11 cm, mas há das bem pequenas às maiores.



Assadeira retangular

Se você puder adquirir o jogo que vem com três assadeiras de tamanhos diferentes, já resolve sua vida toda com elas. Na falta de espaço, escolha uma de tamanho adequado e use-a para tudo. São ótimas para bolos, tortas de liquidificador, além de servir para assar biscoitos e como base para assar outras coisas - para fazer o banho-maria do pudim, por exemplo. As assadeiras são básicas para assar seus legumes, aves, carne, peixes etc. Essa é curinga, tem que ter. Gosto de separar formas e assadeiras para receitas doces e salgadas, para não ter risco de transferir os sabores, então acabo usando minhas assadeiras para coisas salgadas. Comprei separadas, mas atualmente tenho uma pequena e uma média - antiaderentes - e uma grande. Nesse caso, gosto das antiaderentes.


Forma redonda de fundo removível


Com ela você faz tortas com "casquinha" ou sem, e desenforma bonito bolos nos quais você fez algo de especial na cobertura. Também é a forma para fazer cheesecake e ainda serve para montar bolos recheados dentro, atuando como um aro. Quiches e tortas salgadas também têm vez nessa forma, se você quiser fazer a torta baixa, é só não colocar a massa até o topo das laterais, esse é o improviso. A de 25 cm de diâmetro é um bom tamanho padrão. Com ela, você não precisa ter uma forma redonda com fundo fixo: envolva a parte de fora com papel alumínio, bem justo, só para evitar acidentes. Se a receita não for muito líquida, não vaza nem nada, para massa de bolo funciona perfeitamente. No entanto, dá para improvisar sem a forma de fundo removível, veja AQUI.


Forminhas

Ter um jogo de forminhas é útil para fazer bolinhos doces e salgados, empadinhas, enformados em porções pequenas etc. Considero o modelo de empada médio o mais versátil de todos, mas há opções de forminhas redondas, quadradas, para bombocados e cupcakes que se prestam bem ao serviço. Recomendo comprar as forminhas soltas, os modelos de assadeiras com cavidades - as formas para cupcake - limitam mais o uso. Se é para escolher entre elas, vá nas forminhas avulsas.


Se sobrar um espaço, essas formas são bem úteis

Assadeira para biscoitos

Esse modelo de assadeira é próprio para assar biscoitos, ela é bem grande e baixa. Quando comprei achei que fosse ser meio supérflua, mas venho usando muito. É ótima para biscoitos, pois você consegue assar muitos de uma vez, serve para assar massa de rocambole e ainda uso de base para as forminhas avulsas. Como a assadeira ocupa quase todo o espaço do forno, acabo tendo uma boa base para assar várias coisas. Virada ao contrário, serve para assar pão - como as laterais são baixas, o calor atinge o pão por igual -, funcionando como uma chapa quente dentro do forno.




Forma de pudim

Se você faz muito pudim, pode valer a pena ter uma forma de furo específica só para isso. Nela você também congela sorvete caseiro - para cortar depois, em fatias, é uma maravilha - e faz seus bolos menores. Mas, se você já tem sua forma de bolo com furo, é preciso avaliar se a forma de pudim é mesmo necessária. Além disso, você pode assar pudim em formas de cerâmica, em potinhos para porções individuais ou travessas de vidro. Eu nunca usei minha forma de pudim.


Forma canelada

A forma canelada é indicada para tortas doces e quiches baixos. Não é fundamental porque você pode improvisar com a forma de fundo removível, mas dá um acabamento melhor em receitas específicas.







Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário