O volume de vendas da laranja é maior, mas nenhum produto supera o tomate quando o assunto é dinheiro. É o que acontece na Ceagesp, em São Paulo, o maior entreposto de legumes, frutas e hortaliças da América Latina.
Nos primeiros seis meses de 2012, a movimentação financeira em torno do tomate atingiu R$ 253 milhões, valor 80% maior que o do segundo colocado, a laranja, com R$ 140 milhões.
Os líderes do ranking deste primeiro semestre são os mesmos do ano passado.
Os brasileiros não vivem sem tomate, o que ajuda a explicar tantos cifrões. A "pomo d'oro" (maçã de ouro, em italiano) incrementa de saladas a canapés; pode ser feita ao forno, compor bebidas e tantas outras receitas.
Para o economista André Braz, da FGV, "isso dá a ele grande importância no orçamento das famílias. Ninguém abre mão do tomate".
Conheça os tipos de tomates:
Nos EUA (segundo maior produtor mundial, depois da China), os tomates costumam ser bonitos, mas pouco saborosos. Ambos - brasileiro e norte-americano - estão aquém do italiano, de vermelho vibrante, carnudo e suculento.
COMO ESCOLHER O MELHOR TOMATE
- O fruto tem de estar firme, sem furos, manchas ou ferimentos
- Preste atenção à cor. Para consumir imediatamente in natura ou em molhos, escolha os tomates totalmente vermelhos
- Se quiser conservar por mais tempo em casa, procure os frutos que estão mudando de cor, do verde para o vermelho
- Evite comprar tomates totalmente verdes, pois correm o risco de não amadurecer
CURIOSIDADES
Fruta ou legume? O tomate, do ponto de vista botânico, é considerado uma fruta; mas na forma de plantio (dá o ano inteiro) e na forma de consumo (na salada e em pratos principais e não na sobremesa), é considerado um legume
3,4 milhões de toneladas de tomate é a produção por ano no Brasil. Desse total, 40% são destinados para a indústria (de molhos, catchup etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário