segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Supere seus vícios


Todos temos algum tipo de vício né?
Vamos descobrir como passar por cima deles? Nada em excesso é bom né pessoal!

Café

Em doses moderadas, a cafeína até reduz a dor de cabeça e melhora o raciocínio. Em excesso, gera nervosismo, taquicardia, insônia, agrava a gastrite e leva à dependência química. Limite saudável: 3 xícaras (250 mg de cafeína) por dia.

Gordura

Sabe aquela história do impossível comer um só? Ela é científica. Os alimentos gordurosos provocam menor distensão das paredes do estômago, o que adia a sensação de saciedade – e aí você fica tentada a comer mais. Para algumas pessoas, que têm o paladar aguçado para gorduras, parar é ainda mais difícil. Limite saudável: 30% do cardápio deve conter gorduras magras (leite desnatado, carne branca…). Frituras, só uma vez por semana!

Refrigerante

A compulsão por refrigerante está relacionada à sensação de frescor e – no caso dos normais – ao excesso de açúcar. Já os refris de cola (normais e zero) possuem cafeína, substância que pode causar dependência. Limite saudável: substitua o refrigerante por sucos, chás e água. Deixe-os só para festas.

Chocolate

O chocolate estimula a produção de serotonina, que causa sensação de bem-estar. Por outro lado, quase todos os chocolates contêm grandes quantidades de açúcar e gordura – exagerar é ganho de peso na certa. Limite saudável: 30 g por dia, de preferência do tipo meio amargo.

Comece hoje

Não minta para si mesma dizendo “Esta é a última vez”, para justificar o descontrole. Mude sua rotina alimentar o quanto antes. Vai doer menos do que pode parecer.

Silencie a mente

Cuide de sua saúde emocional. Vícios e compulsões frequentemente estão relacionados a estados de depressão, estresse ou ansiedade. Além do nutricionista, acompanhamento psicológico pode ajudar a livrar-se do vício.

Escolha esperta

Faça substituições por alimentos que agradem ao seu paladar. Exemplo: troque o chocolate por uma fruta bem doce, que você goste muito.

Peça a opção “P”

Escolha e coma sempre a menor porção. Aos poucos, você se surpreenderá ao saber que não precisava de tanta comida para viver.

Mantenha o controle

Afaste-se da tentação. Não tenha o alimento sempre à mão, nem em casa nem no trabalho.

Fácil não é... mas aos poucos, dá pra fazer!!
*Fonte: Entre Panelas e Tigelas








Nenhum comentário:

Postar um comentário