quinta-feira, 12 de abril de 2012

Chefs brasileiros reconhecendo pequenos produtores

Atualmente ocorre uma situação antes pouco vista no meio gastronômico: o reconhecimento dos pequenos produtores pelos Chefs brasileiros.  Além de orientações e esclarecimentos, os Chefs divulgam as receitas criadas a partir destes alimentos. Como aconteceu com Chef Alex Atala que convenceu o produtor José Francisco Ruzene a não vender a sua produção integralmente a uma grande fábrica que pretendia rotular o produto retirando o nome do produtor, estampando apenas a sua marca. Atualmente o miniarroz que é produzido por Ruzene tem preço de venda de R$ 15(500g) e R$ 23(1 kg).
Já o Chef José Baratino e o empresário Gustavo Filgueiras, proprietário do hotel Emiliano promovem o Market Day, uma feira aberta ao público. Na feira os visitantes podem provar os ingredientes e conversar com os produtores sobre seu cultivo.
Outro exemplo é da Chef Ana Luiza Trajano que em suas viagens  faz uma ponte entre os agricultores e empresários locais obtendo desta forma um gerenciamento diferenciado.
 O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia por meio da UNIVILLE mantém parceria com produtores da cidade Campo Alegre, adquirindo suas hortaliças, frutas e, principalmente carne de cordeiro, valorizando o crescimento regional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário