segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como conservar comida fora da geladeira


Úmidas e boas

Para aumentar a vida das frutas, a dica é mantê-las próximas da umidade. Para isso, coloque água em um pote e cubra-o com uma tampa cheia de furos, onde devem ficar os alimentos. A água evapora e umedece as frutas. Lembre-se de reabastecer o estoque de água diariamente. (Lembrete: chuchu, berinjela, pepino e pimentão também são frutas.)

Maçãs: perigo

As maçãs não são boas companheiras de confinamento. Elas emitem gás etileno, que acelera o amadurecimento de outras frutas e vegetais. Portanto, deixe-as isoladas - ou perto de batatas. O mesmo gás retarda o processo de germinação. Aliás, deixe as batatas em lugares escuros (como costumavam ficar, debaixo da terra).

Frios

Iogurtes, queijo e leite pedem mais cuidados. A primeira dica para armazená-los fora da geladeira é abusar da água. Mergulhe os recipientes numa pia com água fria. Mas também não dá para fazer milagre. Nesses casos, o prazo de validade é menor - recomenda-se consumir os alimentos em menos de 24 horas.

De raiz

Enquanto plantados, os vegetais ficam na vertical. Quando você os deixa deitados, eles estragam mais rápido. Portanto, deixe cenouras, cebolas e outros vegetais de raiz em pé para mantê-los frescos. Para isso, coloque um pouco de areia num potinho e firme-os ali. Alface e ervas vão em um vaso com água para durar mais.

Geladeira natural - Passo 1

Pegue dois vasos de barro de diferentes tamanhos (eles devem variar de 1 a 3 centímetros), e sem buracos nas laterais ou embaixo.

Geladeira natural - Passo 2

Preencha o vaso maior com 2,5 cm de areia. Coloque o vaso menor dentro do maior e preencha a lacuna entre eles com mais areia.


Geladeira natural - Passo 3

Jogue água na areia para encharcar. Cubra os vasos com uma toalha e deixe na sombra. A evaporação da água deixa o menor refrigerado.

Geladeira natural - Passo 4

Agora guarde os alimentos. Iogurtes, queijos e outros frios podem ficar armazenados aqui. Confira sempre se a areia não secou.


Mais um super manual da revista Super Interessante: http://super.abril.com.br/ 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário