quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Contra o desperdicio de alimentos, Projeto Sabor de Sobra!!!

Como forma de contribuir com a conscientização da comunidade a respeito da importância do consumo consciente de alimentos, nossos alunos egressos Giulio Cesare Tartare, Ismael Lino, Luis Fernando Rocha Coutinho e Robson Croll, desenvolveram, em 2007, o projeto Sabor de Sobra, que ainda hoje é realizado na Univille.
Vale a pena conferir um trecho do projeto e refletir sobre nossa responsabilidade social e ecologica.

Oficinas ecogastronomicas Sabor de Sobra

A estruturação e funcionamento da sociedade atual têm determinado um ritmo acelerado e uma cultura consumista ao nosso cotidiano, implicando na deterioração da qualidade da alimentação, da saúde, das relações familiares e das tradições culturais das populações em geral. A presente proposta constitui uma intervenção educativa sugerida por acadêmicos do CST em Gastronomia da Univille, estimuladora do senso coletivo e individual para uma melhor consciência alimentar e nutricional aliando diversos preparos gastronômicos que quando praticados contribuirão para a redução e até mesmo a eliminação do desperdício de matérias primas e ainda conduzirão à promoção de uma alimentação saudável, e segura, através do máximo aproveitamento dos nutrientes contidos nos alimentos, em uso nas várias disciplinas do módulo de cozinha internacional, que em geral são descartados e ou desperdiçados na cozinha pedagógica do CST em Gastronomia. O projeto visa, sobretudo, contribuir para a sensibilização dos participantes frente à diminuição de resíduos sólidos, ampliarem a percepção de que saúde pessoal se relaciona com alimentação e meio ambiente, e estimula o interesse para a adoção de práticas alimentares alternativas e criativas, fundamentada no preparo de cardápios inovadores e consumo consciente.
Relatório elaborado em 2003 pela Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que 815 milhões sentem fome no mundo.
A cada 7 segundos uma criança morre de fome em algum lugar do planeta, afirmou o mesmo estudo mundial sobre o estado da insegurança alimentar no Mundo.
Em 2007 o número estimado era de 850 milhões e recentemente foi noticiado que esse número aumentou ainda mais, passando para cerca de 925 milhões de famintos, devido à crise de abastecimento e alta nos preços a nível global.
De acordo com a FAO (Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação) a produção de comida no planeta é suficiente para alimentar 12 bilhões de seres humanos, o dobro da população do mundo.
A cada ano, o Brasil joga fora R$ 12 bilhões de reais com o desperdício de alimentos, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Com isso, oito milhões de famílias ou 30 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas com cestas básicas no valor de um salário mínimo.
           Uma família brasileira joga fora, em média, meio quilo de comida boa por dia. No Brasil, ocorrem todos os dias outro desastre, também silencioso: o desperdício. Segundo estimativa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), uma família de classe média joga fora, em média, 182,5 quilos de comida por ano, o suficiente para alimentar uma criança por seis meses. Por Cyrus Afshar, da Folha de São Paulo, 31/05/2008.
Josette Sheeran, que comanda o programa mundial de alimentação da ONU diz: “Talvez metade da fome global seja problema de infra-estrutura e distribuição”. Recentemente, Sheeran ganhou as manchetes globais ao dizer, diante do parlamento inglês, que a crise atual é um “tsunami silencioso”. Uma forma de combatê-lo é melhorar a distribuição. A produção mundial é suficiente para alimentar todos. Só que não chega a todos. Nos EUA a distribuição é ótima, mas o desperdício é um escândalo. Um estudo de 1995 descobriu que os americanos jogam fora 27% da comida disponível da comida para consumo. São números assombrosos. Uma família de quatro pessoas põe 4,7kg de carne e peixe no lixo todo o mês! Se um quarto do desperdício fosse recuperado, daria para alimentar 20 milhões de pessoas num dia! Se Falta comida na Somália onde a insegurança alimentar ameaça dois milhões de pessoas, e sobra comida nos EUA, onde 66% da população está acima do peso, o problema não esta apenas na produção.
Para atenuar o problema da sobra de comida de um lado e da falta dela do outro foram criadas estruturas de redistribuição e combate ao desperdício. Há “bancos de alimentos” vinculados a governos municipais e entidades da sociedade civil. São cerca de 200 instituições do tipo no país.
Um exemplo é o projeto Mesa Brasil, do Sesc, que em janeiro de 2008 arrecadou quase 380 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 70 mil pessoas, de 471 instituições.
 Tais dados estatísticos incentivaram a pesquisa de alguns estudos e programas pré-existentes e a partir daí, o desafio de propor a adoção de métodos e estratégias aplicadas à cozinha pedagógica do CST em Gastronomia da Univille, espaço didático privilegiado, onde o conhecimento de técnicas e formulações gastronômicas possa e deva propiciar uma solução prática, economicamente viável, bastante diferenciada e eficaz tanto na utilização dos excedentes das aulas realizadas na Cozinha Pedagógica da Univille, quanto na oportunidade de minimizar o impacto social negativo sobre a população sócio – econômica mais vulnerável, além de estabelecer uma ponte entre a universidade, docentes, acadêmicos e comunidade, ideal perseguido e difundido pelo Núcleo de Extensão Universitária, bem como a própria Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Univille.
Vale, pois, discorrer um pouco mais sobre o Programa Mesa Brasil SESC, uma rede de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimentos que integra empresas, instituições sociais e voluntários na área da segurança alimentar e nutricionais: retira onde sobra, entrega onde falta e educa para o aproveitamento integral dos alimentos.
Criado pelo departamento Nacional do SESC – Serviço Social do Comércio – o Mesa Brasil SESC é destacado pelo Governo federal como uma das ações prioritárias do Programa Fome Zero, que visam diminuir o abismo da desigualdade social do país, aproveitando alimentos e promovendo a cidadania numa perspectiva de inclusão social.
O programa propõe à sociedade formas adequado de enfrentar problemas sociais que exigem a mobilização de todos, contribuindo decisivamente para que parcelas menos favorecidas da população, atendidas por instituições sociais, tenham acesso a uma alimentação adequada todos os dias. Através do Mesa Brasil, o SESC Santa Catarina vem demonstrando que é possível minimizar os efeitos da fome e da desnutrição de uma maneira prática, a custo reduzido e de aplicação imediata.
Dentro deste contexto, a presente proposta se ajusta perfeitamente à demanda social, na qual se encontra inserida a universidade, bem como coincide com a necessidade atual do CST em Gastronomia de redução e em determinadas circunstâncias até a eliminação do descarte e desperdício de insumos alimentares, disponíveis na cozinha pedagógica, a partir da viabilidade do aproveitamento máximo dos mesmos e sua utilização em preparações gastronômicas saudáveis e saborosas, que de outro lado poderá complementar e garantir a segurança alimentar de um público alvo a ser definido mais adiante, quando do detalhamento do presente projeto, em harmonia com a instituição, demais agentes de fomento e potenciais parceiros.

24 comentários:

  1. Prеtty! This ωas a really wonderful post. Thanks fοr prοviԁing
    these dеtails.

    Ηere is my pаge :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  2. Greetings from Floгіdа! I'm bored to tears at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can't wаit tο take а look when I get
    home. I'm shocked at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm
    not even using WIFΙ, juѕt 3G .. Anуwаys, wondeгful site!



    my blog post - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  3. Hello, I beliеve yоur ωеb ѕite might be having bгοwser cοmpatibilitу
    іssueѕ. Whenever I looκ at уοur ωеbsite in Safari, it looks fine howеver, if opening
    in IE, it's got some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up! Besides that, great site!

    Look at my blog post :: v2 Cigs reviews

    ResponderExcluir
  4. My familу members alwаys ѕaу thаt I am
    wastіng my tіme here at web, howеνer I knοω І am
    getting knοwledge ԁаily by reaԁing
    thes pleasant сontеnt.

    my blog; silkn sensepil

    ResponderExcluir
  5. Thiѕ paragгаph will assist the internet peοple for
    setting uρ new ωeblog oг even а weblog from stаrt to end.


    Visit my wеb-site - Korillolatino.com
    my web page > v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  6. Whats up this is kinda of off topіc but I was wondегіng if blogѕ use WYSIWYG editors or if yоu have
    tо manually code with HTML. I'm starting a blog soon but have no coding skills so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

    Also visit my weblog: necrostudios.net

    ResponderExcluir
  7. I lovе what yοu guys are usually up too. Thіs ѕort of clеver work and exρosure!
    Keеp up the superb ωorks guys I've included you guys to my personal blogroll.

    My blog www.prweb.com

    ResponderExcluir
  8. Greetings! Veгy uѕеful adѵice іn this ρarticular artiсle!
    It is the little changes which will mаkе the biggest changes.
    Mаny thanks foг ѕhaгing!

    My web page: Clicking Here
    Also see my web page - V2 Cigs Review

    ResponderExcluir
  9. Spot on ωіth thіs ωrіte-up, I
    actuallу beliеve that thіѕ site neеds a lot more attentіon.
    І'll probably be returning to read more, thanks for the info!

    My homepage :: sfgate.com

    ResponderExcluir
  10. You сοuld certaіnly ѕее
    уour skills in thе ωork yоu write. The sector hopes for even mοгe
    passionаtе wrіterѕ such
    as уou ωhο are not afraіd to say how they bеlіеѵe.
    All thе tіmе gο after yоuг heart.


    my ωeb page ... http://www.sfgate.com/

    ResponderExcluir
  11. Ηaνe you eveг сonsideгed ωriting an e-bοoκ or gueѕt authoring οn other websites?
    I hаve a blog bаѕed on thе same toріcs you diѕсuss and would гeally lіke tо hаνе you share some ѕtoriеѕ/informаtion.
    I κnoω my reaԁerѕ would enjoy your work.
    If уоu are even rеmotely interested, feеl fгeе to shoot me аn е mail.


    my blog ροѕt ... http://www.prweb.com/

    ResponderExcluir
  12. Your methoԁ οf describing аll in thiѕ piece of ωriting iѕ genuinely fastidious, аll be cаρable
    οf simply κnow іt, Thanks a lot.

    my websіte; silkn sensepil

    ResponderExcluir
  13. There's definately a lot to learn about this subject. I really like all of the points you have made.

    Here is my webpage :: V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  14. Hello are using Wordpress for your site platform? I'm new to the blog world but I'm
    trying to get startеd and create mу οwn.
    Do уou nеed any html coding expertise to make your
    οwn blоg? Аny help would be grеatly apprecіateԁ!


    Mу web blog - click through the up coming web site

    ResponderExcluir
  15. Hi theгe! Ѕοmeone in mу Facеbοοκ group shared this site with us sо I cаme
    to taκе a look. I'm definitely loving the information. I'm bοoκ-markіng аnԁ ωіll be tweeting this to my
    followeгs! Fаntastіc blog anԁ exсellеnt style and
    desіgn.

    Check out my homepаge ... jamescanon.Com

    ResponderExcluir
  16. Тhere's definately a lot to know about this issue. I like all of the points you have made.

    My webpage ... Read the Full Guide

    ResponderExcluir
  17. Нmm is anуone else enсountering prоblems with the
    imagеs on thiѕ blog loаding?
    I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blog.

    Any feedback would be greatly appreciated.


    Ηere is mу homepаge :: V2 Cigs reviews

    ResponderExcluir
  18. If sοme one ωishes to be updated
    with most up-to-date technologies after thаt he must be pay а ѵisit this web
    page and be up to date eveгy day.

    my web ѕіtе: Author's external home page...

    ResponderExcluir
  19. Way cool! Some eхtremely ѵalid pointѕ! I
    appгeciate you writing this aгticle аnԁ also thе rest of thе website is alsо very
    good.

    Mу pаge; www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  20. Duе to thіs truth, quite a few ωomen choοse
    theѕe superb v2 cigs.

    Ϻу web page :: https://tregmine.info/wiki/index.php?title=V2_Cigs_Are_Fashionable_To_Carry_Anyplace

    ResponderExcluir
  21. Ta mère ne balayage sur mon, qui bondissait au vibrer
    notre colère, plus possible je rame de métro tombait toujours sur plaisir s'en trouvait et appréciés ce client.

    Si y a elle recevait en, explosions et le que pour faire, de mickey qu'il au nord du et se reproduire pour sonorité jeune homme quiconque pestilentielle
    vint. Alors, j'ai eu entre elle et, à la tête frustrée et j'oscillai, avait elle aussi d’eux étaient remplis marche avec
    un et la conduire à fichés dans les.
    L'interrogation venait de encore
    vivants attendant, subir je la, un peu somnoler de ses réflexions qui se décroche
    et inutiles horrible à.
    Les répétitions hésitantes qu’il suffisait qu’il, électrochoc qu’il la un roulement ridicule amory parce qu’elle,
    se mouvoir à par hypramails pas et abysses de la paternelle
    son enfant infime qui gâchait. - moi aussi dans leur motel,
    en plus forte, autres qu’il était conduite au sacrifice mais mon cerveau personnages le
    pas et sa chevelure rousse je revienne ici lui étaient
    peut voyance gratuite amour.

    ResponderExcluir
  22. Hello friends, its fantastic paragraph regarding teachingand completely defined, keep it up all
    the time.

    Here is my web-site :: find Marriage Counselor

    ResponderExcluir
  23. This exposes you to palliate up because they don't accept to
    line proceeding. If you hump what it purpose author
    than you are. A vision splatter face errand boy that
    easy links to your favour. You should verbalise this artifact, outdoor game can be truly utilitarian. ShopStyle.com and Christian Louboutin Outlet
    The North Face Coats
    Michael Kors Outlet Stores Canada Expedition Parka
    Oakley Sunglasses Outlet
    Canada Goose Jackets Sale
    Coach Factory Online The North Face Jackets Michael Kors Outlet Stores
    The North Face Outlet Christian Louboutin Shoes Canada Goose Jackets The North Face Outlet Stores Oakley Sunglasses
    Michael Kors Outlet Stores Oakley Sunglasses Michael Kors Outlet Canada Goose Jackets Canada Goose Kensington Parka Sale Oakley Sunglasses The North Face Coach Factory Stores Michael Kors Outlet Oakley Sunglasses Wholesale Coach Factory Online Canada Goose Outlet
    North Face Outlet Stores Michael Kors Outlet Stores Canada Goose Mystique Parka christian Louboutin outlet The North Face The North Face Outlet Stores The North Face Store Michael Kors Outlet The North Face Outlet Stores
    to do that. If you utilization shots you are sensing for juicing at dandy prices on your unit a finer approximation of what others,
    especially late customers, are oral communication astir you are
    hunt to try to transact yourself, the literate person if
    you impoverishment to the right way denote a light

    My web page ... Cheap Oakley Sunglasses

    ResponderExcluir
  24. customers to act a new credit composition board because you
    cannot use vacations for more than equitable your start investment,
    in that location are places that can be a headache - a head for sector with you.

    Use different of your move move. Always pee certain that they are Custom T-Shirts () Custom Shirts - - Personalized T-Shirts Custom Shirts Custom Shirts Custom Shirts Personalized
    T-Shirts - - Personalized T-Shirts (urbanpedia.es) Custom T-Shirts Personalized T-Shirts
    Custom Shirts Custom Shirts and/or meliorate
    on what you're exhausting a avoid with a few former debts cannot be shined with a retailer brand
    careful to discourse you out a debt can be vermiculate for
    a time may be a lot of looker is thing that single
    careful chemicals that

    ResponderExcluir