quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carta Aberta aos Cozinheiros do Amanhã


No dia 10 de setembro, durante o Mistura 2011, nove dos mais importantes cozinheiros do mundo - Ferran Adriá, René Redzepi, Alex Atala, Massimo Bottura, Gastón Acurio, Dan Barber, Jose Maria Azega, Michel Bras e Yukio Hattori – divulgaram uma carta aberta aos cozinheiros com a intenção de que suas reflexões possam servir como referência e inspiração para os jovens. 
Vale a pena conferir e refletir sobre nossas responsabilidades como cozinheiros:


Carta Aberta aos cozinheiros do amanhã

Apesar da diversidade percebida na nossa profissão culinária, com suas múltiplas expressões e modos de fazer, nós cozinheiros somos unidos por nossa paixão pela cozinha e nossa entrega a uma profissão que é uma forma de vida.
Entendemos a gastronomia como um mundo de oportunidades que permite expressar-nos livremente e tornar realidade nossas inquietudes e aspirações.

Acreditamos que a cozinha é algo mais que a resposta humana à necessidade de alimentar-se, é mais que a busca da felicidade.

A cozinha é um poderoso instrumento de transformação e pode modificar a alimentação do mundo a partir do trabalho conjunto de chefs, agricultores e comensais.
Sonhamos com um futuro onde os cozinheiros sejam comprometidos, conscientes e responsáveis ​​de sua contribuição para a existencia de uma  sociedade mais justa, solidária e sustentável.
Como membros do Conselho Consultivo da International Basque Culinary Center, diantes de nossas experiências diversificadas, continuamos sonhando e refletindo sobre os desafios futuros de nossa profissão.

Nossa esperança é que essas reflexões possam servir como referência e inspiração para os jovens que serão os cozinheiros do amanhã.
A todos vocês dirigimos esta reflexão chamada “Carta Aberta aos cozinheiros do amanhã”, elaborada em Lima, em 10 de setembro de 2011.


  À
você, o cozinheiro ou cozinheira:
Em relação à natureza

 
§  Teu trabalho depende dos frutos da natureza. Como resultado, tens a responsabilidade de defender a natureza e usar tua cozinha e tua voz como instrumento de recuperação e promoção de determinadas variedades e espécies. Desta forma, ajudas a proteger a biodiversidade, promovendo
a manutenção e criação de sabores e preparações culinárias.

§  Durante milhares de anos, a natureza e o ser humano dialogaram para inventar a agricultura, e isso o integra a um sistema ecológico.
Vamos trabalhar juntos para garantir que este sistema funcione
corretamente, promovendo e praticando um sistema de produção sustentável na terra e na cozinha. Assim, teremos
produtos com um sabor autêntico.

Em relação à sociedade

 
§  És o resultado da cultura e, portanto, herdeiro de um legado de sabores, costumes gastronômicos e técnicas de cozinha. Mas tens a possibilidade de não ser um cozinheiro passivo, porque através de tua própria cozinha, a tua ética e teus conceitos estéticos, podes contribuir para a cultura e para a
identidade de um povo, região ou país, servindo também como ponte importante para outras culturas.

§  Exerces uma profissão que tem o poder de influenciar o desenvolvimento socioeconômico de outros. Podes gerar uma grande atividade econômica, promovendo a exportação de produtos de seu país para o mundo, enquanto atrai turistas para tua terra. Além disso, colaborando com os produtores locais e utilizando práticas econômicas justas, podes gerar riqueza local e fortalecer economicamente tua comunidade
 de forma sustentável.



Em relação ao conhecimento

 
§  Embora o objetivo principal de tua profissão seja proporcionar felicidade e provocar emoções, através de teu trabalho ou colaborando com especialistas da area da saúde e educação, tens uma oportunidade única para transmitir esse conhecimento ao público, ajudando-o, por exemplo, a adquirir bons hábitos e a fazerem escolhas saudáveis em sua alimentação.

§  Ao longo de tua carreira, tens a oportunidade de gerar novos conhecimentos, seja desenvolvendo novas receitas ou participando de projetos de pesquisa profundos. E como beneficiou-se do conhecimento de outros, tens a responsabilidade de compartilhar o seu aprendizado.

Em relação aos valores

§  Vivemos em uma época em que a cozinha pode ser uma bela forma autorrealização. A cozinha é hoje um campo em constante evolução, no qual multiplas disciplinas se interligam. Por isso é importante enfrentar tuas inquietudes, sentimentos e sonhos com autenticidade, humildade e, sobretudo,
paixão.
Em suma, guia-te por teus valores e princípios éticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário