sábado, 8 de outubro de 2011

Um pouquinho de cultura Marroquina...

Este artigo, escrito por Fatima Sadiqi, professora de linguística da Universidade de Fes, Marrocos, e Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, fala sobre estereótipos e mulheres na Cultura Marroquina. É um texto muito interessante, que apresenta detalhes sobre a cultura das relações neste País, com forte influência religiosa e onde as mulheres ainda lutam pela conquista de seu espaço.
Segue o resumo do artigo:

Resumo
 Estereótipos sobre as mulheres no Marrocos podem ser caracterizados como crenças culturais incompletas e inexatas mantidas por algumas pessoas e que se encontram inscritos em expressões lingüísticas ou em discursos subliminares. A cultura popular marroquina emprega representações poderosas para transmitir e sustentar tais estereótipos. Embora existam alguns estereótipos positivos, a maioria dos estereótipos sobre as mulheres no Marrocos é negativa e reflete ditames patriarcais subliminares que estruturam as relações de gênero nas culturas marroquinas. As mulheres marroquinas, no entanto, não são receptoras e transmissoras passivas, mas usam estratégias para lutar contra esses estereótipos.

As imagens falam por si: Marroquinas em seus trajes tipicos, representando sua opressão; e nossas alunas, que fazem parte do grupo de Brasileiras que conquistaram seu espaço na sociedade, e hoje são líderes essenciais para o crescimento de nosso País.



Leia o artigo completo em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n30/a03n30.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário