A tradicional garrafa transparente e sem rótulo, com um nome gravado assim como uma tatuagem direto no vidro da garrafa, originária da Suécia, um país sem muita tradição em vodca e com uma gama enorme de sabores. Acho que não restam mais argumentos para descrever a vodka Absolut.
Sua história começou no distinto ano de 1879, quando o visionário empresário Lars Olsson Smith, já conhecido como “The King of Vodka” e que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado uma vodca produzida utilizando um revolucionário método de destilação no qual a bebida era destilada mais de cem vezes. Essa vodca foi batizada de “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka).
Para chamar a atenção dos consumidores, a nova vodca foi comercializada com um preço consideravelmente menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. Trazendo um burburinho muito grande sobre o novo produto de Lars.
Apenas 101 anos depois a Absolut ganhou o mundo. Ela foi exportada pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos, chegando primeiro a cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Nessa época, o mercado americano (de vodkas de qualidade) era dominado pela russa Stolichnaya, que detinha aproximadamente 80% de mercado. Mas os suecos foram ousados e queriam desbancar os russos, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano a marca vendeu apenas 90 mil litros no mercado americano.
A garrafa foi baseada em um vidro medicinal sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman na cidade de Estocolmo. Primeiramente foi feita em plástico, com o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também adornava a garrafa. A tampa era de metal colorido, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha.
5 anos depois a marca já figurava em 18 países ao redor do mundo, e alcançou a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. Nesta época também estava em voga o drinque Bloody Mary, uma deliciosa bebida que tinha como ingredientes principais a vodca e a pimenta. Foi então que a empresa, visionária como nos primórdios, teve a brilhante idéia de facilitar as coisas para o barman. Lançou no mercado a primeira vodca com sabor do mundo. A idéia de preparar Bloody Marys de forma rápida logo foi abraçada não só por bartenders, mas por todos os fãs do drinque. E em 1988 começou uma forte expansão da sua linha de produtos com o lançamento de vodcas com outros sabores, algo inédito na a época, lançando assim os sabores laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga e até açaí. No ano de 2004 foi produzida a garrafa de 1 bilhão na história da marca.
A partir de 2007 foram lançadas edições limitadas de suas vodkas homenageando cidades. Cada uma delas eram saborizadas com frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão. Cada uma das edições da ABSOLUT CITIES tem uma iniciativa de caridade, com a marca doando quantias em dinheiro para projetos sociais locais.
Em 2008, o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões. Recentemente a marca consolidou sua presença em países asiáticos, na América Latina e nas antigas repúblicas soviéticas.
A alta qualidade da vodca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. A ABSOLUT é feita exclusivamente com ingredientes naturais e não possui açúcar, ao contrário de outras vodcas. É a vodca em sua total pureza. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural.
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