Para cozinhas residenciais existem praticamente duas possibilidades: Coifa ou Depurador. E a escolha para descobrir qual é a melhor opção para a sua cozinha deverá levar em conta o tamanho dela, o volume de gordura gerado no preparo dos alimentos, a viabilidade de fazer a passagem de dutos no imóvel, e claro, a disponibilidade do seu orçamento.
O depurador
O depurador absorve os vapores produzidos pelo cozimento e os processa num trabalho de filtragem primária e secundária antes de devolvê-lo ao ambiente.
Na primária, a gordura é transformada do estado gasoso para o sólido pelos filtros de alumínio ou inox, daí a necessidade de se limpar periodicamente os filtros. A secundária se dá pela ação do carvão ativado contido nos filtros, que chega a reter até 45% do odor produzido dependendo do modelo, e tem que ser trocado de tempos em tempos.
É importante frisar que os depuradores por serem mais leves e baratos, possuem o motor de “puxar” o ar com menor potência, e isso por si só já lhes diferencia da coifa no que diz respeito a performance.
O depurador chega a custar até 1/3 do valor de uma coifa, e se formos levar em conta também os custos de instalações de dutos e possíveis modificações no ambiente necessários a instalação da coifa, essa diferença de preço pode aumentar ainda mais.
Principais vantagens:
-Fácil instalação
-Melhor preço em relação a coifa
-Ideal para espaços pequenos e para quem não cozinha muito.
A Coifa
A coifa possui um motor com melhor performance que suga o ar quente e o conduz para um sistema de filtragem, que é até bem semelhante ao do depurador e também precisa ser limpo de tempos em tempos, com a exceção de que geralmente não há o carvão ativado. Mas a principal diferença em relação ao depurador consiste no fato de que posteriormente ele joga o ar para fora do ambiente através de seus dutos. E isso é o que faz toda a diferença de performance na eliminação do calor, gordura, odores e renovação do ar.
A coifa poderá ser de parede ou de teto para o caso dos que possuem a cozinha na configuração de ilha. E também poderá ser utilizada na função de depurador, o que é bem comum hoje em dia, pois muitas pessoas optam pela coifa por razões estéticas.
Principais vantagens:
-Melhor performance em relação ao depurador.
-Modelos com maior apelo estético e variados.
-Flexibilidade de uso: Podendo atuar como coifa ou depurador, se adaptando a sua necessidade momentânea.
Independente se você irá escolher coifa ou depurador, é preciso levar em conta que cada fabricante recomenda um tamanho adequado dependendo do tamanho de seu fogão, consulte o manual disponível na internet para maiores informações. Mais uma coisa eu já adianto: Esses aparelhos precisam ser maiores que o seu fogão, nunca menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário