Alguns as têm como verdadeiras companheiras com todas as questões sentimentais que este termo envolve. O ciúme, por exemplo, faz com que os mais envolvidos sequer permitam que um colega as toque. O fato é que a intimidade entre as facas e os cozinheiros é tanta que arrisca-se a dizer que elas são uma extensão de seus corpos. E também é sabido que a forma como o manipulador empunha sua faca no dia a dia, traz marcas pessoais a estes instrumentos de trabalho. São como impressões digitais que o cozinheiro grava neste utensílio.
A qualidade da faca é de extrema importância, pois esta pode auxiliar a execução de uma tarefa ou prejudicar a finalização da mesma. Alem disto é interferente direta na durabilidade deste utensílio. No mercado existem diversas opções de preços que podem variar de R$15,00 a R$ 2500,00!!!
É claro que os valores também podem refletir qualidade, mas muitas vezes a marca também é elemento interferente.
Infográfico com os tipos de faca |
Na hora de escolher uma faca fique atento à algumas dicas da Chef Candy Argondizza, do French Culinary Institute de Nova York.
1 - A faca deve se adaptar à mão do cozinheiro, a empunhadura deve ser confortável
2- Facas são investimento apara toda vida
3- A faca Chef é mais versátil, podem ser feito vários trabalhos com ela.
Existem vários tipos de faca, cada uma adequada a um corte ou função. A faca do Chef é a mais versátil e utilizada na maior parte do tempo, por isso merece um maior investimento.
Livros como Facas e Cortes podem dar base aos iniciantes, dicas para trinchar, picar, filetar e fatiar, orientado pelos Chefs, Shau Hill, Lyn Hall, Charlie Trotter e Marcus Wareing.
Capa do livro Facas e Cores |
Imagens: http://www1.folha.uol.com.br/comida/1048652-conheca-as-vantagens-das-facas-de-ceramica-mais-precisas-que-as-de-inox.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário