segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Musas fitness contam dicas (e receitas) para dias de loucura por chocolate

Em meio a tantas fotos de suco verde, tênis fluorescentes e registros pré e pós treino, estímulos não faltam para mobilizar a turma do #instafitness. Mas nem mesmo toda essa disciplina e suor são capazes de eliminar a maior vilã na opinião nove em cada dez malhadoras: a incontrolável vontade de comer chocolate
 
Se não dá para fingir que o desejo não existe, melhor é buscar alternativas que não botem em risco inúmeras aulas de fight training, corridas em areia fofa, pilates e ginástica funcional. Nessas horas, chocolates sem lactose ou açúcar, cremes de avelã caseiros e suplementos sabor cacau podem ser grandes aliados para apaziguar o desejo ou criar receitinhas do bem.   

Abaixo,cinco musas do healthy way of life dividem seus truques (e receitas) para adoçar a boca sem pesar na consciência - ou na balança.  
  (Foto:  )

Nos dias que a vontade do doce bate, a personal diet Fernanda Scheer, especializada em utrição funcional, lança-mão de uma receita de pasta de avelã saborosa e fácil de fazer. Para o preparo, ela derrete o chocolate (sem lactose ou açúcar, por favor!) em banho maria e bate todos os demais ingredientes (listados acima) no mixer. A biomassa de banana verde (banana verde cozida na panela de pressão por oito minutos) entra como agente que dá liga ao creme. 

A pasta pode ser usada como uma Nutella, para espalhar em torradas, compor doces ou rechear uma torta integral e todos os ingredientes podem trazer benefícios, se bem escolhidos. "O chocolate com grande porcentagem de cacau tem mais compostos fenólicos ricos em antioxidantes", defende ela. Segundo Fernanda, o agave, além de menos calórico que o açúcar, não tem o sabor residual do adoçante e tem baixo índice glicêmico. Já as avelãs são fontes de gordura monisaturada e vitamina E, que estão relacionados com a redução de doenças cardiovasculares. 

Se o desejo por chocolate é imediato, a nutricionista recorre ao Choco Life, que tem zero açúcar e não contém glúten ou gordura trans. 
  (Foto:  )

Nome sempre presente quando o assunto é fitness, Carol Magalhães admite que foi a loucura por chocolate que a motivou a buscar formas de comer doces sem neuras. Uma delas é o brownie feito com o suplemento Whey Protein como ingrediente-chave da receita.

Para prepará-lo, misture todos os ingredientes da massa até obter uma consistência homogênea e, depois, separe em duas porções e leve ao microondas por 50 segundos. Para a cobertura, misture todos os ingredientes secos e leve ao fogo, adicionando água aos poucos até atingir um ponto adequado. Finalize o brownie com a cobertura e salpique castanha de caju por cima. 

Para comer doce sem ter de ir para a cozinha, ela busca os produtos certos nas gôndolas de mercados e casas naturais. "Adoro derreter o Choco Beauty e misturar com frutas e também costumo misturar iogurtes com geleias de frutas light". 
  (Foto:  )

Uma das precursoras do movimento fitness no Instagram, Carol Buffara coleciona receitas saudáveis. Uma de suas preferidas quando a vontade por açúcar se torna incontrolável é o rápido bolo de caneca, que ela explica em todos os passos:

"Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o ChocoLife) até a mistura ficar homogênea. Em seguida, coloque em uma caneca e leve ao microondas por um a dois minutos, dependendo da potência. Depois, retire, dê uma polvilhada com o ChocoLife; dá pra comer ainda quente ou frio, depois de levar à geladeira", explicou.
 
creme de avelã é outra dica de Carol, em especial o que contém alfarroba, disponível em mercados brasileiros: "A alfarroba, carob em inglês, é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado", conta. "O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, além de possuir baixo índice glicêmico. Uma excelente alternativa do chocolate sem açúcar, sem lactose e sem glúten", afirma. Anotou? 
  (Foto:  )

Para a estilista Lolita Zurita Hannud, outra viciada em chocolate assumida, uma receita infalível é o bolo Quinoa da Praia. "É incrível e parece que estou comendo um verdadeiro bolo de chocolate! O melhor de tudo é que ele é orgânico e não tem glúten, nem lactose!", contou empolgada.

Para prepará-lo, misture a quinoa já hidratada com o açúcar mascavo, o ovo, o óleo de coco e o fermento. Antes de colocar o cacau, dilua-o no leite de arroz para não formar grumos, e depois misture com o restante. Unte uma forma com óleo de coco e despeje a massa. Deixe no forno por cerca de 20 minutos e seu bolo está pronto.
 
Outra dica de Lolita, que garante que a vontade por chocolates "triplica" na TPM, é o Óleo de Borage, que contém mucilagem e taninos, dois componentes indicados não apenas para as que sofrem de tensão pré-menstrual como também quem tem problemas reumáticos: "Ele é milagroso, ameniza os sintomas da TPM e me deixa menos ansiosa e louca por um chocolate!", garante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário