segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Decifre os Rótulos dos alimentos

Fique atento aos rótulos dos alimentos para não descuidar da sua saúde
% VD: quanto o produto representa de energia e nutrientes em uma dieta de 2 mil calorias.
Valor energético: energia que o alimento produz no corpo. Aparece como quilocalorias (kcal) e quilojaules (kJ). Consumo diário indicado: 2 000 kcal ou 8 400 kJ.
Carboidratos: compostos energéticos presentes em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos como batata. Consumo diário indicado: 300 g para não diabéticos.
Proteínas: necessárias para manter órgãos, tecidos e células saudáveis. Encontradas em carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas como feijão. Consumo diário indicado: 75 g.
Gorduras totais: referem-se à soma de todas as gorduras de um alimento. Fontes de energia, ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Consumo diário indicado: 55 g.
Gorduras saturadas: presentes em alimentos de origem animal, podem aumentar o colesterol ruim e os riscos de doenças do coração. Consumo diário indicado: 22 g.
Gorduras trans: a ingestão desse tipo de gordura deve ser reduzida, pois o corpo não precisa dela. É encontrada em alimentos industrializados, como margarina, biscoitos, sorvetes, frituras. Consumo diário indicado: 2 g.
Fibra alimentar: melhora o funcionamento do intestino. Pode ser encontrada em alimentos integrais e de origem vegetal, como frutas e hortaliças. Consumo diário indicado: 25 g.
Sódio: presente no sal de cozinha em alimentos industrializados como salgadinhos, embutidos, enlatados. Em excesso pode elevar a pressão arterial. Consumo diário indicado: 2 400 mg.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário