Esta é uma tendência na área de gastronomia e a Revista Exame (http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-dicas-para-quem-deseja-investir-em-um-food-truck) publicou esta semana dicas paa quem quer investir em um food truck. Confira alguns trechos da reportagem:
Seja em uma kombi, uma van ou um furgão,
muitos empreendedores sonham em ter o seu próprio negócio sobre rodas. Para
Mauricio Schuartz, idealizador do Butantan Food Park e da Feirinha
Gastronômica, em São Paulo, o mercado de comida de rua está em plena expansão, mas o empreendedor precisa
pesquisar muito antes de investir capital no negócio. “O foco inicial de
qualquer pessoa que deseja investir em um food truck deve ser no produto.
Ninguém abre um restaurante, por exemplo, sem saber o que vender”, afirma.
Rolando Vanucci, proprietário do Rolando
Massinha, alerta que o dia a dia na rua não é fácil. “Leia pelo menos um livro
para saber qual é a realidade de trabalhar nas ruas. A leitura pode ajudar
porque fala sobre a parte poética e filosófica de ter um food truck, e das
técnicas operacionais”, completa Marcio Silva, chef e sócio do Buzina
Brasil.
Para Alan Liao, um dos sócios do
Temaki Navan, contratar uma empresa contábil, ter auxílio de um profissional de
advocacia, ter um capital de giro mensal e registrar funcionários são alguns
passos indispensáveis. “Esse mercado exige mão de obra com horários flexíveis,
pois é uma ideia itinerante”, completa Hermes Bernardo, sócio do Fichips Food.
Arturo Herrera lançou o La Buena
Station, unidade móvel do restaurante de comida mexicana La Buena Onda, no ano
passado. Para ele, é muito importante ter o apoio de uma cozinha central. Veja
algumas recomendações para quem deseja ter um negócio sobre rodas.
1. Pesquise muito
A pesquisa de mercado é
indispensável para começar qualquer tipo de negócio. “Antes de gastar um
centavo, faça uma pesquisa na internet e existem vários livros em inglês sobre
ter um food truck”, ensina Silva, do Buzina Brasil. Além disso, Bernardo, do Fichips,
recomenda o interessado a conversar com empreendedores do ramo para buscar
informações e sanar dúvidas.
2. Invista na estrutura
O seu veículo não servirá só como
meio de locomoção, mas também será o local da montagem dos pratos ou lanches.
Por isso, o ideal é avaliar se tudo está de acordo com a maneira como você
trabalha e com o produto que você deseja oferecer. Para Liao, do Temaki Navan,
para evitar perder tempo em oficinas, o recomendável seria investir em um
veículo novo.
3. Cuide da cozinha
Diferente de um restaurante, em
um food truck os clientes estarão acompanhando de perto como você manuseia os
alimentos. Para Bernardo, do Fichips, os cuidados com higiene e conservação dos
produtos são indispensáveis.
Verifique também quais são as
documentações essenciais para capacitar os seus funcionários. A recomendação do
Herrera, do La Buena Station, é de ter um lugar de apoio e com condições de
higiene exigidas para armazenar o estoque.
4. Prepare-se emocionalmente
Trabalhar na rua não é fácil,
além de lidar com os clientes é preciso ficar de olho na meteorologia. “Estou
há sete anos na rua e é preciso lidar com sol, chuva, vento e frio. É para
poucos e muitas pessoas estão se iludindo”, afirma Vanucci, do Rolando
Massinha.
Além disso, há outros fatores como
o trânsito para se deslocar até o ponto de venda. “Mesmo já tendo experiência
com restaurante, trabalhar na rua exige um esforço físico muito maior”, resume
Silva.
5. Busque parcerias
Eventos e feiras gastronômicas
são boas oportunidades para quem está começando a divulgar o seu produto. Além
disso, Silva explica que há também uma demanda de comércios que desejam
promover eventos em parceria com food trucks em estacionamentos privados, por
exemplo.
Contribuição da acadêmica Camila Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário