sexta-feira, 12 de maio de 2017

Cozinhando em um vulcão?!

Sem dúvida já ouvimos falar sobre diversas maneiras de coccionar um alimento, mas com o auxílio do calor de um vulcão não é tão comum assim.
Mas é exatamente isso que acontece no restaurante El Diablo, localizado no Parque Nacional do Timanfaya, nas ilha espanhola Lanzarote, uma das Ilhas Canárias.
Fonte: allplanetdiaries.com.br
O restaurante, projetado em 1970 pelo César Manrique e os arquitetos Jesús Soto, Luis Morales e Eduardo Cáceres, utiliza o calor do vulcão adormecido para assar a carne servida.
Mas engana-se quem pensa que foi apenas chegar e começar a aproveitar o calor, já que uma adaptação no local tornou-se necessária para que as refeições pudessem ser preparadas e servidas: várias camadas de rocha basáltica foram colocadas na base da estrutura do empreendimento, isso porque o calor da terra interferia.
Como funciona?
Turistas checam o preparo das carnes.
Bem, eles colocam uma grelha sobre um poço de basalto que recebe o calor completamente natural da terra, indo até a superfície com temperaturas que ficam entre 400°C e 600°C. É nesse local que a "magia" acontece.
O que é muito interessante é que, de acordo com viajantes, os preços não são tão altos e, mesmo que não se tenha intenção de comer no El Diablo, pode-se ver a grelha em atividade.
Mas fica o aviso: nem todos os alimentos são feitos sobre a grelha vulcânica.
Segue um vídeo com imagens e algumas informações (em espanhol).



Nenhum comentário:

Postar um comentário